sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

O Deus Cornífero

O Deus Cornífero é o Deus  da fertilidade e da Caça . Geralmente é representado como um homem de barba com casco e chifres.

 Ele é o guardião das entradas e do círculo mágico que é traçado para o ritual começar. É o Deus dos bosques, o rei do carvalho e do azevinho e senhor das matas.

 É o Deus que morre e sempre renasce. Seus ciclos de morte e vida representam nossa própria existência.

A mais antiga imagem conhecida do Deus Cornífero é aquela do Deus com chifres de cervo ou alce, o Senhor das Florestas.

 Com o passar do tempo, à medida que a humanidade se tornava sedentária, passando da fase coletora para o desenvolvimento de uma agricultura e a domesticação de animais, surgem as imagens do Deus com chifres de touro e de bode. Em todo caso, todas essas imagens o representam como o Deus portador da renovação e da virilidade.

O antigo Cornífero é o Caçador das Florestas, o Homem Verde, o Senhor dos Animais, o ctônico e escuro Senhor das Sombras que habita o submundo, o Senhor da Morte. O Deus em seu único aspecto celeste representa o Sol – representando o pilar masculino, porém seus principais atributos, que o concretizam como o Deus na Wicca, são esses citados.

Ele nasce da Deusa , como seu complemento e carrega os atributos da fertilidade , alegria , coragem e otimismo.

Ele é a força do Sol e da mesma forma  , ensinando aos homens os segredos da morte e do renascimento.

Segundo os Mitos pagãs  o Deus nasce da Deusa, cresce  e se apaixonou por Ela. Ao fazerem amor a Deusa engravida e quanto chegar o inverno o Deus Cornífero morre e renasce quando a Deusa dá a luz .

Este mito contém é contado na roda no ano cela e no próprio ciclo da natureza   onde o verão o Deus é tido como forte e vigoroso , no outono ele envelhece , morre no inverno e renasce novamente na primavera.

O Deus Cornífero representa a luz e a escuridão , a imortalidade e a morte , a interrupção a continuidade , e vida e morte.


O Deus A Grande Mãe e o Deus Cornífero representam juntos as forças vitais do universo  é então o mais alto símbolo de realeza, prosperidade, divindade, luz sabedoria e fartura. É o poder que fertiliza todas as coisas existentes na terra.

Nenhum comentário: