segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

A Criação do Mundo



No inicio era um abismo primordial , um incomensurável buraco negro e vazio(caos) , chamado Ginungagap. Nesse vazio desprovido de terra , mar , ar ou luz , sem forma , cor ou vida , surgiram após incontáveis eons(divisão de tempo geológico) duas regiões , distintas e separadas entre si.
Para o Sul entendia-se Muspelheim , o reino do fogo cósmico , onde labaredas gigantes desprendiam um calor a que nenhum ser resistiria , além dos gigantes de fogo , seus habitantes , que eram regidos pelo gigantes Surt , o detentor de uma espada flamejante e letal.

No extremos Norte existia o reino de Niflheim , onde dominava o frio e as escuridão , repleto de camadas de gelo de sempre sempre em voltas em neblina e assoladas pelas tempestades de neve. Do centro de Neflheim jorrava a fonte Hvergelmi o calderão borbulhante , que alimentava onze rios gelados chamados Elivagar , que se diferenciavam entre si pela largura , na natureza , rapidez e turbulência da corrente da corrente.
À medida que os rios alcançavam a imensidão do abismo de Ginungagap , eles congelavam e formavam enormes blocos de gelo , que rolavam ruidosamente para dentro do abismo , preenchendo aos poucos o espaço central.

Esses dois mundos antagônicos foram deslizando lentamente e se aproximando um do outro , até que , depois , de milênios , encontraram-se no meio de Ginungagap. Embora o centro de Niflheim fosse de gelado , a extremidade próxima a Muspelheim foi esquentado aos poucos; com o passar dos milênios e a lenta aproximação de Muspelheim , fagulhas incandescentes das suas chamas , levadas pelo vento foram caindo sobre os blocos de gelo , produzindo , um som sibilante e derretendo alguns.

O vapor formado se condensava em uma espuma , que foi se solidificando com camadas sobrepostas preenchendo o espaço central. À medida que as ondas de calor tocavam o gelo , ele começou a derreter gradativamente e , e das gotas espumantes e salgadas , a vida foi se formando lentamente.

Pelo seu movimento incessante , as forças do fogo e gelo criaram africção necessária para ativar o potencial não manifestado de Ginungagap e o impregnaram com a centelha geradora da vida. Surgiram assim dois seres primordiais: um gigante hermafrodita chamado Ymir , a personificação do oceano congelado e o ancestral de todos so gigantes de gelo(denominados Jötnar , Thurs , Hrim) e uma vaca gigantesca chamada Audhumbla.

Ymir começou a perambular pelas redondezas e , ao encontrar Audhumbla , saciou sua fome com o leite que escorria abundantemente de suas nove tetas. Movida pela fome , Audhumbla começou a lamber um bloco de sal congelado , até que suas lambidas desvelaram outro ser sobrenatural , importante , translúcido e com feições humanas , chamado Buri.

Enguanto isso , Ymir adormeceu deitado no beiral do abismo e , aquecido pelas lufadas de ar quente vindas de Muspelheim , começou a suar. Do suor que brotou das suas axilas plasmou-se um casal , uma moça e um rapaz ; das virilhas surgiu um ser gigantesco de seis cabeças , Thrudgelmir , e do pés , uma família de gigantes. Buri teve um filho , Bor(talvez gerado apenas por Buri , que era hermefrodita , ou da união com a moça nascida da axila de Ymir) , é Thrudgelmir gerou Bergelmir , o percursor dos gigantes de gelo.

Guando os filhos de Ymir perceberam a presença dos seres divinos , Buri e Bor , partiram para a luta , pois , como deuses e gigantes , representavam forças opostas e em conflito; não havia possibilidade de um convício pacífico e harmonioso.

A batalha continuou por muito tempo sem que fosse definido o vencedor , até que Bor se casou com Blesta filha do gigante Bolthorn descendente de Ymir e possivelmente também hermafrodita , e juntos eles geraram três filhos poderosos.
Eram eles Odin simbolizando o espírito , Vili ou Will ou Hoenir indicando a vontade , Vé ou Wish ou Hodur sinônimo de sagrado.

Apesar da sua parcial descendência de gigantes , os três deuses se uniram ao seu pai Bor na luta contra os gigantes e finalmente venceram , matando o temido e sagaz Ymir. Os rios de sangue que jorravam das feridas de Ymir causaram um dilúvio , no gual morreram afogados todos os gigantes , com exceção de Bergelmir , que escapou nadando e se refugiou junto com a família em um região afastada chamada Jötunheim o lar dos gigantes .

Ali eles procriaram , gerando inúmeros descendentes , que mantiveram a inimizade , os confrontos e as disputas com os deuses e seres humanos , e estavam sempre prontos para invadir e cobiça o território e os bons dos deuses . A sua cidadela chamava-se Utgard e seu mundo era separado do mundo humano pelo rio Iving , que jamais congelava.]

Odin , Hoenir e Hodur decidiram aproveitar o imenso corpo de Ymir e , de triturá-lo no grande Moinho Cósmico , usá-lo como máteria-prima para modelar um novo mundo , melhor do que o seu árido e vazio habitat. Dos seus tecidos construíram a própria terra , chamada Midgard( o jardim do meio) , colocando-a no centro de espaço vazio e a cercando-a por baluartes feitos das sombracelhas de Ymir e por um vasto oceano formado do sangue e do suor do gigante . Os deuses modelaram montanhas e colinas dos seus ossos , rochedos e pedras dos dentes florestas e bosques dos cabelos encarecolados.

Depois suspenderam o seu crânio , formando a abóboda celeste , e salpicaram os miolos no céu à guisa de nuves.=Hjuki , que sofriam muito com os maus trato do pai. Bil foi levada posteriomente à condição divina e reverenciada como Deusa lunar junto do corengente Mani.

A Deusa Sol , ou Summa , reinava sozinha e precisava se denfender de dois lobos ferozes Skoll(repulsa) e Hati(raiva) , que a perseguiam , tentando abocanhá-la , e conseguiam fazer isso de vez em guando , ocasionando os eclipses. Como os seres humanos temiam que a escuridão (solar e lunar) se tornasse permanente , eles batiam tambores e gritavam para afastar os lobos. Assustados com o barulho , os lobos largavam suas presas e se escondiam por um tempo , recomeçando depois a eterna perseguição , que duraria até o Raganrök(fim dos tempos).
Quando finalmente iriam engolir o sol , mergulhando a terra na temida escuridão e no frio permanente.

Narvik , um dos gigantes de Jötumheim , tinha uma filha diferente demais , com cabelos , pele o olhos pretos. Chamada Nott(noite) , ela se casou três vezes . Do primeiro marido , Naglfari , teve o filho Aud , do segundo marido , Annar , teve a filha Jord(terra); e do terceiro marido , o brilhante Delling , teve um filho belo e luminoso chamado Dog(dia).

Odin colocou Nott e Dag em carruagens puxadas por cavalos e lhes deu como tarefas e divisão do tempo em dia e noite. O cavalo de Nott era Hrimfax (crina de gelo) , cujo bafo e suor se condensavam em gotas de orvalho e cristais de granizo sobre a terra , enguanto Skinfaxi , o cavalo de Dag , tinha crina brilhante , que iluminava todos os recantos da terra durante o dia.

Para finalizar sua obra , Odin , Vili e Vé ampliaram a divisão dos dia , criando Crepúsculo e a Alvorada , a Manhã , a Tarde , o Meio-Dia e a Meia-Noite; depois dividiram a passagem do tempo em duas estações principais: Inverno e Verão , que eram marcadas pelos soltícios. O Verão era amado e honrado por todos , com exceção do Inverno , filho dos ventos gelados e seu inimigo eterno
.
Odin conduziu depois os deuses para a grande planície de Idawolf , bem acima da terra , do outro lado do rio Ifing , No centro desse espaço foi estabelecido o reino dos deuses Aesir , chamado Asgard , onde todos as divindades se reuniram nos seus concílios. Nesse mundo era proibido verter sangue e lutar , e todos deviam se empenhar em preserva a paz e harmonia. Foram construídos palácios resplandecentes de ouro para servirem como moradas e iniciou-se a chamada Idade do Ouro.

Quando contemplavam sua obra-prima e se regozijavam com ela , a tríade divina percebeu , ao olhar ao redor , que faltavam os habitantes de mundo que lhes tinha sido destinado Midgar ou Mnaheim , a morada da humanidade. Caminhado à beira-mar , os deuses encontraram dois troncos de árvores trazidos pela maré , com formas semelhantes ao corpo humano , e tiveram a idéia de usá-los como matéria-prima. Do tronco de freixo modelaram o homem , Askr , e do olmo , a mulher , Embla.

Depois de lhes insulflar o sopro da vida , Odin conferiu-lhes espírito e consciência; Vili , os movimentos e a capacidade mental; e Vé , a fala , a circulação sanguinia , a aparência e os sentidos. Dessa forma , o primeiro casal humano dotado de pensamentos , sentimentos e capacidade de falar , agir , trabalhar , viver , amar e morrer foi instalado em Midgard , que foi , aos poucos , povoado com seus descendentes e protegido dos gigantes pelos seus criadores divinos.

Yggdrasil

Yggdrasil também conhecida como arvore cósmica , se localizava no centro do universo seus troncos acalcavam o céu e ligava os 9 mundos e sobre sua 3 raízes haviam uma nascente que tinham funções diferentes .

A Primeira Raiz a  Fonte  chamada Urdh era a morada das Senhoras do Destinos mais conhecida como Nornes , nessa fonte os Deuses Aesir se reunião para pedir conselhos e orientação.

A Segunda Raiz a  Fonte era a fonte de Mimir a fonte do conhecimento onde estava localizada a cabeça do Deus Mimir preservada e as runas . La Odin sacrificou um olho em busca do conhecimento .
A Terceira Raiz nascia os rios que se espalhavam sobre Midgard e em umas de suas grutas habitava o Dragão Nidhogg , que roia as raízes de Yggdrasil.

Os 9 mundos de Yggdrasil :

MIDGARD : O mundo dos humanos que estar no centro da terra e liga todos os outros mundos.

MJOSSALFHEIM : O mundo guardado pro Sunna e Frey , e morada dos elfos claros . Mundo claro e de luz .

SVARTALFHEIM : Morada dos elfos negros e anões , local escuro onde se localiza varias riquezas.

HEL : Moradas do mortos que não foram mortos no campo de batalha , sua guardiã recebe o mesmo nome a Deusa Hel.

ASGARD : O reino Odin e morada dos Deuses também  conhecido como céu , lá onde os guerreiro mortos com honra vão para aguarda até o Ragnarök.

NIFHEIM :  O mundo escuro e frio , desse mundo que sairá o navio Naglfari conduzido por Loki no inicio de Ragnarök.

MUSPELHEIM : O  reino dos gigantes de fogo , morada do gigante Surt .

JÖTUNHEIM : Morada dos gigantes de gelo Jötanar , Etin e Thursa , que são inimigos dos Deuses Aesir.

VANAHEIM : Regido por Frey e Freya , morada dos Deuses Vanir , é o mundo de magia.

A Guerra entre os Deuses Aesir e Vanir

Um dia , guando o mundo ainda era jovem , antes de se forma o solo em Midgard ouve uma guerra entre os Deuses Aesir e Vanir que durou anos e sem nenhum vencedor  . 

Percebendo isso eles decidiram fazer uma assembléia entre ambos , e depois de muitas discussões os lideres de ambos chegara a um acordo que seria trocar membros de ambos os lados para assim se iniciar a paz .

Os Vanir enviaram os Deuses Njord , Frey ,  freya  e Kvasir , para os Deuses Aesir e os Deuses Aesir  enviraram  os Deuses Honir e Mimir que foi decapitado pelos Vanir por acharem que não tinham feito uma boa escolha e enviaram sua cabeça para Odin que logo lançou encanto e tratou com ervas para que ela não apodrece-se ,  para que ela se tornasse sua sabedoria.

Ragnarök , O Crepúsculo dos Deuses ou Fim dos Tempos

Um longo inverno , escuro e tenebroso , que se prolongou durante três anos chamado Fimbulvetr ocorreu após a trágica morte do Deus Baldur , acompanhado por manifestação de ódio , violência , crimes , incestos , estupros , destruição da terra e guerras entre os homens. As leis e regras humanas foram infligidas e a ordem estabelecida pelos deuses no início do mundo foi distorcida e deturpada.

Os desequilíbrios humanos provocaram e aceleraram cataclismos naturais , como secas inundações , terremotos , erupções vulcanicas e tempestades violentas.

A neve caía sem parar , camadas de gelo cobriam a terra , os ventos sopravam de todas as direções , o sol e a lua foram alcançadas e devorados pelos ferozes lobos que os perseguiam. A terra estremeceu , as estrelas se desprenderam da abóboda celeste e todos os mundos de Yggdrasil mergulharam na escuridão e no caos.

Acordada pelo tumulto geral , a Serpente do Mundo (Jörmungand) , saiu do seu esconderijo marinho e começou a se contorce , levantando ondas imensas que causaram maremotos e dilúvios. Essa turbulência colocou em movimento o navio Nagilfar(construídos com as unhas de todos os mortos) , trazendo os gigantes liderados pelo vingativo Loki.

 Os galos de Midgard e o pássaros vermelho da Deusa Hel alertaram com seus cantos o deus Heimdall , que soou sua corneta para dar o temido alerta: "Ragnarök está começando" , enquanto o galo vermelho Fiadar , de Asgard , dava um grito agonizante
.
Imediatamente , todos os deuses e guerreiros de elite de Odin ( Einherjar) sacaram suas armas, montaram seus cavalos e atravessaram o galope a ponte do Arco-Íris , seguindo na direção da planície de Vigrid , palco da batalha final. Do Norte , em meio a uma imensa neblina , chegava outro navio conduzido por Hrym , trazendo os gigantes de gelo. Niddhog começou a sacudir suas asas , criando pânico geral , enquanto os monstros Fenrir e Garm se libertaram dos seus cativeiros e saíram sedentos de vingança e ódio.

 Surt conduzia gigantes de fogo e brandindo sua espada flamejante , foi atear fogo no palácios dos deuses em Asgard , despedaçando na sua passagem a ponte do Arco-Íris.

Antes do combate , Odin tinha ido à ponte de Urdh para obter uma orientação ou presságio das Nornes , mas elas permaneceram em silêncio e com os rostos velados. No campo de batalha os combatentes se alinharam: de um lados os deuses e os Einherjar , do outro os gigantes de gelo e do fogo . Loki e suas crias monstruosas ( Hel , Garm , Fenrir , Jörmungand).

O combate final foi catastrófico; os deuses estavam em desvantagem apesar de lutarem com todas as suas forças e coragem. Odin tinha apenas um olho e apesar dos seus atributos divinos , não sobreviveu ao ataque do mal personificado pelo lobo Fenrir , que assumiu proporções gigantescas e com suas mandíbulas, abarcou o espaço entre o céu e a terra.

 Os outros deuses não puderam socorrer Odin , pois todos estavam em situação crítica e o Pai Supremo foi engolido pelo monstro.

Embora tivesse apenas um braço , Tyr conseguiu dominar o cão infernal Garm , mais não resistiu aos ferimentos.

 Thor venceu e finalmente sua inimiga , a terrível Serpente do Mundo , mas sucumbiu ao seu veneno. Frey não estava mais de posse de sua espada pois ela tinha oferecida para conquistar a deusa Gerd e , lutando apenas com os chifres de alce , logo foi vencido pelo gigante Surt. Loki e Heimdall , velhos rivais e inimigos cruzaram armas em um prolongado duelo , mas ambos caíram mortos.

 Nenhum dos outros deuses ou dos guerreiros Einherjar sobrevivu ao massacre; somente os filhos de Odin , Vali e Vidar e de Thor , Magri e Modhi escaparam , após terem vingado a morte dos seus pais , matando o lobo , Fenrir e o cão Garm.

Vidar tinha escancarado a boca do lobo Fenrir , colocando nela seu pé com um calçado mágico especial e assim conseguiu rasgá-la.

O Dragão Niddhog , que roía as raízes de Yggdrasil , a árvore cósmica , desde o início dos tempos , renovou seus esforços , cortando de vez as raízes da árvore , que começou a trepidar e finalmente caiu.

 Os Nove Mundos se despedaçaram e perceberam nas chamas dos incêndios provocados por Surt e a sua horda de gigantes. A morada da humanidade Midgarde foi totalmente queimada pelo calor das fogueiras e tudo o que nela existia a vivia foi reduzido a cinzas e , devagar , submergiu nas ondas revoltas do mar. A tragédia cósmica tinha chegado a seu fim e o Ragnarök levou o mundo de volta ao caos primordial.

No entanto , como os antigos povos nórdicos acreditavam na eterna alternância dos ciclos naturais de vida , morte e regeneração , eles refletiram essa crença na continuação do mito , seguindo a universal lei do retorno , conceito existente também em outras religióes e culturas.

Assim sendo , após uma demorada purificação pelo fogo e pela imersão na água do mar , a terra emergiu lentamente das ondas e , aos poucos , a sua superfície foi se cobrindo com o manto verde da vegetação.

 Como a Deusa Sunna tinha dado à luz a uma filha um pouco antes de o lobo Skoll tê-la devorado , a nova carruagem dourada. De um esconderijo , talvez uma gruta ou o oco de um rebento de Yggdrasil apareceu um jovem casal , Lif e Lifthrasil , que tinha sobrevivido à catastrofe , mergulhado em um sono letárgico nutrido apenas pelo orvalho.

 Com o passar do tempo , seus descendentes povoaram novamente a terra e retomaram os antigos cultos e oferendas aos deuses.

Os filhos sobreviventes dos deuses Odin e Thor : Valir e Vidar , Magni e Modi que haviam resgatado o mertelo mágico do pai e se juntaram a Baldur , que surgiu brilhante junto ao irmão Hodur , vindos do reino dos mortos. Eles tinham se recociliado após a trágica participação de Hodur na morte de Baldur e nenhuma mágoa ou amargura do passado permaneceu entre eles.

 Juntos com a jovem Sunna voltaram para as rúinas daquilo que tinha sido o seu reino divino , Asgard e descobriram que Gimli , o palácio mais alto , tinha permanecido milagrosamente intacto no meio dos escombros , na planície de Idavoll.

Lá eles se refugiaram e retomaram suas atribuições , continuando as tarefas dos seus pais; assim reconstruíram as moradas celestes e restabeleceram a ordem cósmica.

Eles designaram novas habitações para os anões e gigantes , por não terem sido eles os responsáveis direitos por um fim de ciclo programado pelas Senhoras do Destino , desde o começo dos tempos. Os anões foram morar nas montanhas e colinas e os gigantes numa região com temperaturas mais amenas , pois o poder destrutivo do gelo tinha sido anulado.


Um comentário:

Anônimo disse...

Digite seu comentário...muito interessantes.....